Você pode passar pela menopausa com muito mais tranquilidade.

Tenha um tratamento nutricional que vai te ajudar a passar pela menopausa de forma mais confortável.

Entenda o que acontece com o seu
corpo durante a menopausa

No período do climatério ocorrem alterações fisiológicas que repercutem na saúde geral da mulher, podendo alterar sua autoestima e qualidade de vida.

Climatério x Menopausa

O climatério diz respeito ao período de vida da mulher compreendido entre o final da fase reprodutiva até a senilidade. Em geral, varia dos 40 aos 65 anos, fazendo parte deste período a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa.

A menopausa acontece geralmente por volta dos 50 anos, marcada pela ausência da menstruação. Ela é estabelecida quando esta ausência perdura por 1 ano.

Dependendo da sua genética e do seu estilo de vida e alimentação, a sua menopausa pode acontecer de forma mais precoce ou mais tardia.

 

Sintomas do Climatério

• Irregularidade da duração dos ciclos menstruais.
• Fogachos (episódios súbitos de calor) e Calafrios.
• Sudorese noturna e Insônia.
• Fadiga.
• Dificuldade de concentração.
• Irritabilidade, alterações de humor ou depressão.
• Baixa libido e dificuldades sexuais. 

Estes sintomas são decorrentes da queda da produção hormonal e podem ser amenizados com adequação ou suplementação de nutrientes e/ou plantas fitoterápicas.

Consequências da Menopausa

Entre as complicações que podem acontecer em decorrência da menopausa, estão a osteopenia e osteoporose, alterações urogenitais e alterações na pele em função da redução da produção de colágeno e ácido hialurônico, resultando em uma pele mais flácida e seca. Além de maior tendência a obesidade do tipo androide (abdominal).

O tratamento nutricional ainda no início do climatério pode prepará-la para a menopausa de forma que os sintomas e consequências da mesma aconteçam de maneira mais leve.

Se você já está em uma fase mais avançada do climatério e está sofrendo com os sintomas da baixa produção hormonal, o equilíbrio da sua alimentação, aliado a uma suplementação adequada, pode amenizar esse desconforto e evitar patologias secundárias decorrentes desta fase.

Há alimentos e nutrientes específicos que merecem atenção especial na fase do climatério.

Nutrientes como Zinco, Cálcio, Magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina D, Ômega 3, assim como probióticos e alguns antioxidantes específicos, merecem destaque especial nesta fase. Além destes, também podemos contar com suplementos fitoterápicos contribuindo com a redução dos desconfortos gerados.

Débora Meireles
Nutricionista Clínica

Nutricionista Clínica e Enfermeira, graduada pelas Universidades PUCRS e UFPEL, Pós-graduada em Fitoterapia, Pós-graduada em Administração Hospitalar, com Formações em Nutrição Clínica Funcional, Modulação Intestinal e Coaching Nutricional. Tem como objetivo a excelência no atendimento clínico nutricional através da atualização e aperfeiçoamento constantes.
Além de Nutricionista, possui formações em Terapia Floral e Aromaterapia. Atendimentos em Porto Alegre/RS.

nutricionista em porto alegre

Entre em contato

Consultório

Porto Alegre – RS

WHATSAPP51 98314.6019
[email protected]

Quer passar por esse período com mais tranquilidade?

2

Copyright 2020© DESIGN POR DBT.MARKETING