Terapias Complementares

As Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, tanto para prevenir quanto para complementar tratamentos de diversas doenças crônicas. O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica, tendo sua Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) aprovada em maio de 2006, através da Portaria GM/MS n.971, respaldada pelas diretrizes da Organização Mundial de Saúde. A terapia floral e a aromaterapia estão entre as 29 práticas integrativas reconhecidas atualmente pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde.

TERAPIA FLORAL

Prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados emocionais. A terapia de florais de Bach, criada pelo médico inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), é o sistema precursor desta prática.

A terapia floral tem o seu uso reconhecido em mais de 50 países, é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde 1956, considerada como terapia complementar. Atua sobre o emocional e o estado de espírito da pessoa, e não sobre a doença em si.

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções.

Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que desejamos modificar como insatisfação, incerteza, insegurança, raiva, entre outros.

Trata-se de uma terapia complementar, sem efeitos colaterais, nem contra-indicações e pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.

 

AROMATERAPIA

Prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e à higiene. Com amplo uso individual e/ou coletivo, pode ser associada a outras práticas – como terapia de florais, cromoterapia, entre outras – e considerada uma possibilidade de intervenção que potencializa os resultados do tratamento adotado.

A inalação de um óleo essencial aumenta a frequência cerebral, equilibra as atividades cerebrais direita e esquerda, e sinaliza a liberação de hormônios em áreas específicas do corpo.

No Sistema Nervoso podem ter ação calmante, relaxante ou estimulante para fadiga, aliviando estresse, insônia e tensão nervosa. Na mente influenciam as emoções e os estados de espírito.

Débora Meireles
Terapeuta Floral

Possui formação com certificação internacional em terapia floral pelo Instituto Healingherbs, atuando exclusivamente com os Florais de Bach.

Atendimentos online.

Entre em contato

Quer equilibrar as suas emoções através da terapia floral?

2

Copyright 2020© DESIGN POR DBT.MARKETING